Como se tornar um Cientista de Dados? O que é Data Science?

Como se tornar um Cientista de Dados? O que é Data Science?

    As habilidades de programação desempenham um papel crítico na carreira de um cientista de dados para entender como se tornar um cientista de dados. Programação é a base para coletar, limpar e analisar dados de forma eficaz. Linguagens como Python e R são amplamente utilizadas na manipulação de dados e criação de modelos de aprendizado de máquina. Outra estratégia importante para iniciar uma carreira como cientista de dados é buscar por oportunidades de estágio ou projetos em empresas que trabalham com análise de dados.

    Nesse sentido, o ideal é aprofundar a consideração da tecnologia em serviço da sociedade, para o bem de todos, e não somente como um mero produto para um fim. É importante entender a relação entre os sistemas e as pessoas e saber como lidar com as particularidades do ser humano. Um exemplo disso são as séries temporais, um importante conceito da estatística. Elas ajudam a entender eventos que ocorrem ao longo de um período, de forma sequencial, como o número de vendas em uma loja em um ano. Assim, é possível estudar o comportamento dos dados nesse momento histórico.

    Como se inserir no mercado de ciência de dados

    De forma geral, o cientista de dados descobre soluções e resolve problemas de negócios utilizando dados. Já faz alguns anos que a profissão de cientista de dados – ou data scientist, em inglês – aparece em listas de empregos em alta no Brasil e no mundo. Em pesquisa recente feita pelo LinkedIn, por exemplo, ela aparece entre os 25 cargos com demanda crescente no país para 2022. Além disso, um cientista de dados também é responsável por visualizar os resultados de forma clara e compreensível. Eles criam gráficos, relatórios e painéis interativos para comunicar os insights derivados dos dados, facilitando a tomada de decisões estratégicas pelos stakeholders.

    Além disso, outra vantagem de Python é dispor de um conjunto de elementos já configurados, como ambientes de desenvolvimento. Eles ajudam muito a lidar com as instalações de bibliotecas necessárias e a preparar a máquina para gerenciar os dados nas tarefas do cotidiano. Desse modo, você só precisa importar de forma simples quando precisar https://troyfklj66900.blogs-service.com/57196816/curso-cientista-de-dados-com-horário-flexível-plataforma-própria-e-garantia-de-emprego de alguma função. Essa carreira em dados une o conhecimento em Engenharia de Software, em Ciência de Dados e em Machine Learning. Pessoas que atuam nessa área se tornam responsáveis por garantir que modelos de Machine Learning funcionem de forma otimizada e possam ser escalados para dar conta de um grande volume de dados.

    Competências técnicas:

    A era digital criou milhares de profissões que não eram possíveis no passado. A existência dos computadores e da internet demandou que as pessoas dependessem das máquinas, mas também que os dispositivos dependessem de pessoas. Esteja aberto a desafios e nunca se acomode, pois é dessa forma que verdadeiros avanços acontecem e que seu valor como cientista de dados se multiplica.

    • Uma pessoa cientista de dados precisa considerar esses fatores, pois terá que lidar com cenários complexos em que os modelos têm que estar preparados para novos dados e mudanças nas características analisadas.
    • Outra estratégia importante para iniciar uma carreira como cientista de dados é buscar por oportunidades de estágio ou projetos em empresas que trabalham com análise de dados.
    • Em seguida, você deve se familiarizar com as técnicas de limpeza e pré-processamento de dados.
    • Ademais de se debruçarem sobre estatísticas avançadas, eles conhecem e dominam diferentes linguagens de programação e ainda têm a visão sobre todas as áreas do negócio.